Ambliopia
É um termo usado para a baixa de visão que não melhora com o uso dos óculos ou lente de contato.
Quando um olho da criança não “apreende a enxergar” chamamos de ambliopia. Esta alteração pode ser tratada até por volta dos sete anos de idade.
É um problema sério que pode passar despercebido pela criança ou pelos pais, por isso a importância dos exames de rotina nesta faixa etária.
Tratamento
- Corrigindo o problema que a causou (falta de óculos, ptose, catarata, etc).
- Ajudar o olho “preguiçoso” a melhorar a visão. Isso é feito usando um tampão sobre o olho bom por algumas horas diariamente. Desta maneira o cérebro da criança desenvolve a visão do olho ruim.
Existem alternativas ao uso de tampão ou oclusão na Ambliopia?
Algumas vezes usamos colírios que “embaçam” o olho bom na tentativa da criança usar o olho preguiçoso ou amblíope.
O médico tem que acompanhar o tratamento para garantir que a visão esteja melhorando e que a visão do olho bom não esteja sendo prejudicada. Quanto mais jovem a criança mais frequentes tem que ser as visitas e menor o número de horas por dia de oclusão (olho tampado). Apesar de parecer simples muitas vezes é difícil para a criança e para os pais fazer o tratamento corretamente. Claro que a criança não gosta de usar o tampão porque a visão fica pior, por razões estéticas e por vergonha dos amiguinhos. É importante ter um médico que ajude a família durante o tratamento.
Solicitar um Agendamento
Ligue para (11) 2306–6320 / 3283–0732 ou envie seu nome e e-mail para solicitar um agendamento de consulta. Entraremos em contato!