Cirurgia de Catarata
O único tratamento para a catarata é a cirurgia.
Na cirurgia de catarata, o cristalino é removido, por meio de ultrassom, através de uma pequena incisão (chamada de facoemulsificação). Durante a cirurgia, a lente natural do olho é substituída por uma lente intraocular (LIO) artificial. Atualmente podemos utilizar o Laser de femtosegundo.
Indicações
A principal indicação para a cirurgia de catarata é uma diminuição da visão. No entanto poderão existir outras, como dificuldades com a visão no dia-a-dia (fenômenos visuais como deslumbramento, alteração da visão de cores).
Preparação
Tipos de lentes (LIOS)
Existem diversos tipos de lentes:
- • LIOs monofocais: na maioria dos casos permitem visão apenas para longe, sendo necessários óculos para ver ao perto;
- • LIOs multifocais: permitem visão a diferentes distâncias, na maioria dos casos, sem necessidade de óculos. Por regra, a visão de contraste com estas lentes é inferior à das LIOs monofocais e poderão acontecer fenómenos com a luz, como maior deslumbramento e outros;
- • LIOs acomodativas: têm também como objetivo a independência de óculos, sendo menos eficazes que LIOs multifocais. A escolha da lente ideal para cada caso será feita de acordo com o desejo do doente e a indicação do oftalmologista (alguns casos não podem ser utilizadas lentes multifocais, por exemplo).
Recuperação
A recuperação é variável de caso para caso mas é, na maioria dos casos, rápida. Normalmente é necessário colocar colírios após a cirurgia e é fundamental seguir todas as indicações do médico. A taxa de sucesso da cirurgia é muito alta. No entanto, a recuperação visual pode ser limitada por doenças outras estruturas do olho (córnea, retina, etc.).
A maioria das complicações é extremamente rara. No entanto podem acontecer:
- • Infecção (complicação muito rara, ocorrendo em menos de 1 em 1000 cirurgias);
- • Edema/inchaço da córnea (geralmente transitório);
- • Descolamento da retina;
- • Etc.
Benefícios da cirurgia de catarata usando Laser de femtosegundo
Baseados em evidências científicas, ao compararmos os resultados anatômicos e funcionais da pós-cirurgia de catarata com ambas as técnicas, veremos que:
- • A refração residual pós-cirurgia deve ser menor ou mais perto do plano com o femtosegundo;
- • A recuperação visual é mais rápida, devido principalmente a menor ou a não utilização de ultrassom com o femtosegundo;
- • Devido à maior previsibilidade e reprodutibilidade da cirurgia, existe menor variação de resultados entre pacientes e entre diferentes cirurgiões.
Solicitar um Agendamento
Ligue para (11) 2306–6320 / 3283–0732 ou envie seu nome e e-mail para solicitar um agendamento de consulta. Entraremos em contato!