Vista Cansada é comum depois dos 40 anos?

Chegando aos 40 anos… Vou ter vista cansada?

Vou precisar de óculos ou existe cirurgia para meu problema?

A Presbiopia ou “Vista Cansada” é a dificuldade visual para focar de perto, progressiva, que tem inicio á partir dos 40 anos de idade. Em algum momento após essa idade o paciente vai desenvolver esse tipo de dificuldade.

Muitas vezes a dificuldade para ler de perto acontece de maneira repentina, por exemplo o paciente refere que acordou e notou que já não conseguia ler da mesma forma que anteriormente.

A causa desta dificuldade para enxergar de perto é provocada pela perda de flexibilidade do cristalino (lente natural do olho) e pelo progressivo relaxamento de um músculo interno (músculo ciliar) e é um dos primeiros sintomas do processo de envelhecimento humano.

Por esta razão, além do desconforto físico causa também certo impacto psicológico em grande número de pessoas.

Sintomas

Todas as pessoas em algum momento vão apresentar esse sintoma, em menor ou maior intensidade e alguns fatores interferem neste processo como por exemplo:

  1. Paciente que não tem grau de longe ou que são hipermetropes: normalmente sentem muito quando iniciam a Presbiopia. Chegam ao consultório se queixando que precisam esticar o braço ou colocar o objeto em foco numa distancia maior do que a de costume.
  2. Paciente míope: que sempre enxergou bem de perto e ruim de longe. Normalmente estes pacientes queixam se que precisam retirar o óculos da miopia para poder enxergar de perto, coisa que não acontecia antes dos 40 anos… Isso porque a Miopia acaba compensando de certa forma o grau da Presbiopia.

[su_spacer size=”20″]

A correção da Presbiopia pode ser feita através do uso de óculos somente para perto ou óculos bi ou multifocais. A escolha leva em conta a profissão do paciente, idade, necessidades e a situação social.

Outra alternativa são as lentes de contato gelatinosas principalmente em pessoas que não se adaptaram ou não querem usar óculos. As formas mais usadas de adaptação nestes casos são: a monovisão: adaptamos um olho para foco á distância e o outro para foco de perto.

Existem também as lentes gelatinosas multifocais. Neste caso é muito importante testar as lentes no paciente para ver qual se adéqua melhor na expectativa visual x necessidade individual.

A correção ou compensação cirúrgica da Presbiopia (vista cansada) pode ser feita de três formas:

  1. Cirurgia usando excimer laser na córnea: no paciente com miopia baixa e jovem (em torno 45 anos) operamos o olho dominante para longe e deixamos o olho não dominante um pouco míope para compensar a visão de perto. No hipermétrope operamos os dois olhos e induzimos um pouco de miopia no olho não dominante. Finalmente no paciente que não tem grau de longe (emétrope) operamos somente o olho não dominante da mesma forma, induzindo um pouco de miopia.
  2. Colocação de uma lente intraocular: nos pacientes com catarata e acima de 50 anos, operamos a catarata e implantamos uma lente para substituir o cristalino que pode ser multifocal ou de foco estendido ou trifocais que também já compensam a dificuldade de perto do paciente.
  3. Cirurgia na esclera: essa técnica foi abandonada pelo resultados insatisfatórios.

[su_spacer size=”20″]

Para conhecer mais sobre as lentes de contato e cirurgias: Clique aqui e agende sua consulta.

 

ENTRE EM CONTATO

Você também pode gostar destes