Transplante de Córnea sem Pontos

Transplante de Córnea sem Pontos

Conheça a técnica de Transplante de córnea sem sutura (sem pontos).

O transplante endotelial (da camada mais interna da córnea ou endotélio) é uma técnica inovadora, indicada para pacientes que apresentam doenças que acometem essa parte da córnea. (ex. Distrofia de Fuchs e Ceratoplastia Bolhosa).

Até um tempo atrás fazíamos o transplante penetrante, onde é trocada todas as camadas da córnea, sendo necessária sutura (16 a 24 pontos), maior tempo de recuperação visual (mínimo de 6 meses) e maior risco de rejeição.

No transplante endotelial, através de uma abertura de 3.5 á 4 mm na córnea, retiramos a camada doente  e substituímos pela doada sadia.  Não é necessário dar pontos.

As vantagens do transplante endotelial são principalmente a reabilitação visual mais rápida (normalmente com 30 a 40 dias o paciente já atinge visão de 20/40 a 20/30) podendo retornar á suas atividades normais. Como não há mudanças na curvatura do paciente, o grau do olho sofre pouca alteração.

Além disso, esta técnica tem menor risco de rejeição (< 1% casos)  e pode ser realizada com anestesia local permitindo a alta hospitalar no mesmo dia da cirurgia.

Não são todos os pacientes que podem se beneficiar desta cirurgia, quando a doença é de longa data pode trazer opacidades e vascularização no estroma da córnea contraindicando a técnica.

Apesar de eficiente, o transplante endotelial ainda tem muito espaço para crescer no Brasil. Para se ter uma ideia, em 2014 foram realizados quase  14 mil transplantes de córnea no país. Em 20% destes poderia ter sido aplicada a técnica do transplante endotelial, mas o número não chegou a 1%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.