Sim é possível ter uma boa visão com óculos…
O ceratocone é uma doença não inflamatória da córnea em que há uma alteração do colágeno corneano. Isso resulta em um afinamento progressivo da córnea com abaulamento e deformação de sua estrutura, ela vai adquirindo a forma de um cone. A córnea deformada e irregular perde sua capacidade de projetar imagens nítidas na retina.
O ceratocone ocorre na população numa frequência média de um caso para cada 2000 habitantes. Acomete os olhos bilateral e afeta igualmente homens e mulheres, com uma discreta preferência pelo sexo masculino. Sua apresentação é esporádica, porém existem famílias com várias pessoas acometidas (história familiar positiva em 6 a 8% casos) indicando um possível fator genético.
A doença progride mais rápida em pessoas jovens e apresenta uma tendência á estabilização dos 35 aos 40 anos de idade. Os pacientes alérgicos (portadores de rinite alérgica, asma ou outras formas de alergia) estão mais predispostos a desenvolver o ceratocone, possivelmente devido ao ato de coçar os olhos.
O diagnóstico é feito com o exame T (Ceratoscopia computadorizada), além disso no exame oftalmológico suspeitamos da doença no paciente com grau elevado de astigmatismo que não atinge visão de 20/20 com a melhor correção.
[su_spacer size=”10″]
O tratamento é voltado para melhorar a acuidade visual e minimizar ou estacionar a evolução da doença
[su_spacer size=”10″]
Sempre optamos pelo tratamento menos invasivo inicialmente:
[su_list icon=”icon: check”]
- Óculos;
- Lentes contato;
- Implantes de Anel;
- e por último o T lamelar anterior ou penetrante.
[/su_list]
[su_spacer size=”30″]
O acompanhamento da progressão da doença deve ser feito e caso essa ocorra há indicação do Crosslinking de córnea.
Portanto todo paciente com ceratocone pode sim usar óculos e é a correção visual de escolha nos casos onde ainda conseguimos obter uma visão satisfatória com o mesmo. É muito importante um exame de refração com iluminação adequada, sem dilatação da pupila para obtermos o grau correto dos óculos.
A satisfação visual do paciente com ceratocone usando óculos depende do grau de deformidade da córnea em cada olho. Sabemos que o ceratocone é uma doença bilateral e acomete mais um olho do que outro. Sempre quando prescrevemos os óculos avaliamos o ganho visual também binocular (com ambos os olhos).
Nos estágios moderados e avançados da doença, o óculos muitas vezes não dá uma acuidade visual satisfatória para o paciente realizar suas atividades do dia a dia. Nestes casos adaptamos as lentes de contato. Entretanto mesmo assim o paciente pode ter um óculos para usar quando está sem as lentes de contato. Isso pode fazer diferença nas suas atividades.
O sucesso da prescrição de óculos no paciente com ceratocone depende de todos estes fatores acima, aliados a experiência e bom senso do médico oftalmologista que deve analisar cada paciente de maneira única, levando em consideração a necessidade e exigência visual do paciente.
[su_spacer size=”20″]
Estamos á disposição para mais informações sobre ceratocone e seus tratamentos.
ENTRE EM CONTATO
- (11) 2306-6320 (WhatsApp para agendar consultas)
- (11) 2306-6320 / (11) 3283-0732
- [email protected]