Novidades em Transplantes de Córnea

Acabaram as filas de espera para Transplantes de Córnea?

A córnea é a camada mais externa do olho humano e tem um papel importante no enfoque da visão.

Algumas doenças como Ceratocone, infecções, queimaduras, doenças genéticas como as distrofias (Distrofia de Fuchs) podem causar alterações nesta estrutura do olho sendo necessário o Transplante de córnea para reabilitar a visão.

[su_spacer size=”20″]

Em 2017, o Brasil teve a maior demanda por transplantes de córnea dos últimos oito anos.

No ano passado, 24,5 mil brasileiros foram registrados no banco de olhos segundo a (Associação Brasileira de Transplante de Órgão), dos quais 15,2 mil passaram pelo transplante e 9,3 mil permaneceram na fila de espera até dezembro. Isso ocorre porque há uma escassez de córneas disponíveis.

A perspectiva de novos tratamentos para algumas doenças, como por exemplo a Ceratopatia Bolhosa, causada pela Distrofia de Fuchs, leva ao inchaço (ou edema) da córnea por descompensação das células endoteliais e aparecimento de bolhas na camada mais externa da córnea levando ao embaçamento visual e dor.

[su_spacer size=”20″]

O tratamento de escolha para essa doença são os transplantes de córnea:

  • Penetrante: camada total da córnea é substituída;
  • DMEK: remoção da Descemet (camada de células internas da córnea) e substituição por endotélio saudável do doador;
  • DWEK: remoção da Descemet sem substituição do endotélio do doador. Esse tratamento tem se mostrado promissor em associação com um colírio inibidor de uma enzima Ro quinase.

[su_spacer size=”20″]

Estudos recentemente publicados no New England Journal of Medicine (March 2018), Drs. S. Kinoshita et al mostram resultados notáveis com o uso de células endoteliais cultivadas in vitro. Desta forma dispensaria o uso do endotélio de córneas doadas.

Apesar desta doença (Ceratopatia Bolhosa) não ser a principal indicação de transplantes de córnea, esses tratamentos inovadores, sem a necessidade de doadores de córnea, contribuirá e muito para diminuir as filas de transplante além de possibilitar o tratamento desta doença de maneira mais rápida e efetiva.

[su_spacer size=”20″]

Agende sua consulta para mais informações e orientações.

 

ENTRE EM CONTATO

Você também pode gostar destes