Mitos e Verdades Sobre Cirurgia de Catarata

Conheça os 10 Mitos e verdades sobre Cirurgia de Catarata.

[su_spacer size=”20″]

1) A catarata não precisa de cirurgia, posso fazer um tratamento natural.

Mito – Infelizmente ainda não dispomos de estratégias não cirúrgicas para a reversão da catarata. Essa é uma doença degenerativa e progressiva do cristalino que tem a cirurgia de implante de uma lente artificial como sua única alternativa real para solução definitiva do problema.

[su_spacer size=”10″]

2) Posso curar a catarata com colírios e medicamentos.

Mito – O tratamento da catarata é cirúrgico. Ainda não existem colírios ou medicamentos que promovam a recuperação do cristalino.

[su_spacer size=”10″]

3) A cirurgia de catarata é um transplante.

Mito – Apesar de se retirar o cristalino original do paciente e substituir por outra lente, esta nova lente é sintética, fabricada por uma indústria com os mais altos padrões de qualidade e segurança, assim a cirurgia de catarata pode ser considerado um implante. O transplante que é muito comum de ser realizado nos olhos é o transplante de córnea, que é uma estrutura completamente diferente do cristalino.

[su_spacer size=”10″]

4) A cirurgia de catarata pode ser feita em qualquer idade

Verdade – Apesar de ser mais frequente em pessoas de idade mais avançada, a catarata pode surgir em qualquer idade, inclusive em bebês e a cirurgia é recomendada sempre que o paciente estiver sentindo perda na qualidade de vida por conta da catarata, independentemente da idade.

[su_spacer size=”10″]

5) A cirurgia de catarata é arriscada.

Mito – A cirurgia de catarata é muito segura. Ela é realizada com sucesso há várias décadas e atualmente temos uma taxa de sucesso superior a 95%, especialmente se todos os cuidados forem tomados no pós-cirúrgico.

[su_spacer size=”10″]

6)  A cirurgia de catarata não exige internação e vou embora no mesmo dia.

Verdade – A cirurgia de catarata é realizada em menos de meia hora, não há necessidade de pontos e o paciente é liberado para ir para casa em poucas horas. Apesar disso, devem-se observar as restrições quanto a atividades que podem ou não ser realizadas após a cirurgia para aumentar as chances de sucesso sem intercorrência.

[su_spacer size=”10″]

7) Depois da cirurgia de catarata a pessoa se livra dos óculos

Verdade – Embora isso não seja verdade para 100% dos casos, em mais de 90% deles o paciente consegue ficar livre de óculos após a cirurgia, o que não significa que não haverá necessidade de óculos em nenhum momento na vida, uma vez que sempre há a possibilidade de desenvolvimento de algum tipo de alteração visual com o passar do tempo.

[su_spacer size=”10″]

8) Depois da cirurgia, fico curado para sempre de catarata.

Verdade – Uma vez que a catarata é a opacificação do cristalino por ação sobre sua estrutura biológica, a substituição por uma lente sintética vai garantir a eliminação definitiva do problema que não deve voltar a ocorrer.

[su_spacer size=”10″]

9) A cirurgia de catarata dói.

Mito – A cirurgia de catarata é indolor e sua recuperação apresenta pouco desconforto, que pode ser resolvido com alguns cuidados e medicamentos comuns.

[su_spacer size=”10″]

10) Não posso dormir de lado ou de bruços depois da cirurgia de catarata

Verdade – Existe um período durante o pós-cirúrgico em que se deve evitar todo tipo de contato ou pressão sobre o olho operado para garantir uma boa cicatrização, então além de o paciente não poder dormir do lado operado, também não pode coçar, esfregar, lavar ou realizar qualquer atividade que gere pressão sobre os olhos.

[su_spacer size=”30″]

Mais informações:

Visite o site da Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa

[su_spacer size=”20″]

Tem dúvidas sobre catarata, seu tratamento e prognóstico? Clique aqui e agende sua consulta.

 

ENTRE EM CONTATO

Você também pode gostar destes