Maquiagem e saúde ocular.
Dez entre dez mulheres concordam que a maquiagem é uma aliada importante quando falamos de beleza e bem-estar, mas precisamos estar atentas para não corrermos riscos desnecessários.
Grande parte das mulheres faz uso diário de algum tipo de maquiagem, seja para trabalhar, seja para se divertir. Fato é que esta é uma indústria que não para de crescer e as brasileiras estão entre as primeiras no mundo no consumo de produtos cosméticos.
Apesar de a tecnologia atual nos permitir o uso de produtos com maior qualidade, alguns cuidados precisam ser tomados para evitarmos nos expor a situações potencialmente danosas.
Que tipo de maquiagem devo escolher?
A primeira dica é: “Conheça a você mesma”. Nem sempre aquilo que funciona muito bem com uma pessoa vai funcionar da mesma forma com você, mas algumas coisas precisam ser observadas para não erramos.
Escolha sempre produtos de marcas conhecidas. Normalmente as marcas mais famosas utilizam produtos de mais alta qualidade justamente porque têm um nome a zelar. Produtos comprados de última hora em locais desconhecidos e de marcas de procedência duvidosa podem ser arriscados, então se você for comprar uma sombra com glitter muito colorida para o carnaval, não compre naquela loja de fantasias que vende produtos sem rótulo.
Procure produtos que tenham a certificação de hipoalergênico. Estes produtos são testados em um grande número de pessoas antes de serem lançados no mercado e isso dá maior segurança de sua qualidade. Além disso, alergias oculares são bastante visíveis e você pode perder o evento para o qual estava se preparando por conta de uma reação alérgica.
IMPORTANTE, maquiagem é de uso pessoal!
Evite emprestar ou pegar emprestados itens de maquiagem. Sejam os produtos, sejam os instrumentos (pincéis, curvex, apontadores). O compartilhamento desses itens aumenta a chance de contaminação, sua ou do produto. Além disso, higiene com o material é essencial, por isso, nada de maquiagem solta na bolsa ou na mochila. Tenha seu kit pessoal organizado e bem cuidado.
Cuidados durante a aplicação da maquiagem
A área dos olhos é uma das mais importante quando queremos ressaltar a beleza do rosto, mas também é uma das mais sensíveis e delicadas. Portanto, cuidado!
Se você já escolheu bem sua maquiagem com relação à qualidade e tem seu kit como deve ser, agora é hora de prestar atenção no que fazer e não fazer:
- • Observe as datas de validade. Isso pode não parecer importante, mas quanto mais velho um produto, maior a chance de ele ter se contaminado com algum microrganismo ou ter sofrido algum tipo de transformação em sua composição química.
- • Cuidado com produtos com brilho. Esses produtos possuem partículas minúsculas de plástico que dão o efeito de brilho. Apesar de lindo, há sempre o risco de essas micropartículas sólidas entrarem em contato com os olhos podendo causar arranhões sérios na córnea.
- • Não aplique lápis na parte interna das pálpebras. Talvez você não saiba, mas na porção de transição entre os cílios e a parte interna das pálpebras nós temos glândulas que produzem um tipo de gordura essencial para a lubrificação dos olhos e recobrir a abertura dessas glândulas pode causar meibomite.
- • Atenção redobrada na hora de aplicar cílios postiços. Este produto adere à pele com o uso de uma cola e por isso todo cuidado é pouco durante sua aplicação.
- • Se você usa lentes de contato, coloque-as antes de iniciar a maquiagem, assim se reduz a chance de carregar algum resíduo para entre a córnea e a lente.
A remoção da maquiagem
Quem nunca chegou cansada de uma festa, caiu na cama e dormiu maquiada? Isso acontece, mas não deveria. A remoção da maquiagem é extremamente importante.
Para isso, aqui vão alguns conselhos:
- • Não durma de maquiagem, muito menos de maquiagem e lentes de contato. O risco não vale a pena.
- • Se você usa lentes de contato, as remova antes de iniciar o processo de limpeza da maquiagem.
- • Na hora de retirar cílios postiços, faça movimentos no sentido contrário dos olhos para evitar carregar algo para dentro das pálpebras.
- • Evite o uso de sabonetes. Além de haver o risco de entrar em contato com a mucosa dos olhos causando irritação e dor, ele pode não ser tão eficiente na remoção da maquiagem o que acaba fazendo com que a pessoa esfregue os olhos com força e isso nunca é indicado.
- • Faça uso de loções demaquilantes especiais para região dos olhos e discos macios de algodão que não soltem fibras.
Siga essas dicas e arrase com segurança. Ficou alguma dúvida? Teve alguma reação ocular com o uso de maquiagem? Clique aqui e agende sua consulta.
ENTRE EM CONTATO
- (11) 2306-6320 (WhatsApp para agendar consultas)
- (11) 2306-6320 / (11) 3283-0732
- [email protected]