Lentes de Contato Rígida ou Gelatinosa?

Quando o uso lente de contato rígida é melhor do que com a gelatinosa?

Posso praticar esportes com elas?

As lentes de contato rígidas são lentes produzidas com material duro, não maleável, chamado fluorcarbonadas. Essas lentes são as rígidas gás permeáveis.

Dentro do arsenal de lentes rígidas disponíveis, dispomos das lentes esclerais e miniesclerais que apesar de serem rígidas elas são lentes maiores que as convencionais e se apoiam na parte branca do olho (esclera) mantendo uma película de líquido entre ela e a córnea. Com isso não existe movimentação da lente no olho e elas não atritam na córnea. Possibilitando um conforto excepcional.

Quando paciente apresenta dificuldade visual pelo grau refracional e portanto é dependente da correção óptica para enxergar bem ele pode se beneficiar com o uso das lentes de contato para praticar esportes.

A nossa primeira escolha para adaptação nestes casos seriam as gelatinosas entretanto existem algumas situações que as lentes rígidas seriam indicadas principalmente com a chegada no mercado das lentes.

[su_spacer size=”20″]

Esclerais e miniesclerais:

  • • Nos altos graus de astigmatismos: Neste caso as lentes gelatinosas tóricas (que corrigem o astigmatismo) não ficam estáveis nos olhos e podem rodar causando borramento da visão. Esses pacientes podem se beneficiar com o uso das lentes esclerais e miniesclerais, ficam estáveis no olho, proporcionam melhor visão e conforto semelhante ás gelatinosas.
  • • Paciente com olho muito seco: ou que praticam esportes em ambientes com muito pó também se beneficiam com as lentes esclerais/miniesclerais. Essas lentes são adaptadas com líquido entre a lente e a córnea mantendo os olhos úmidos e hidratados.
  • • Esportes de alto ritmo: que necessitam de uma visão apurada rápida.
  • • Pacientes com alguma irregularidade na córnea: as lentes esclerais se mantem mais estáveis , não deslocam e portanto a visão não tem oscilações.

[su_spacer size=”20″]

Atualmente os pacientes atletas e que gostam da pratica de esportes podem sim usas as lentes esclerais e miniesclerais e obter um ótimo conforto e excelente visão.

[su_spacer size=”20″]

Para conhecer mais sobre as lentes de contato: Clique aqui e agende sua consulta.

 

ENTRE EM CONTATO

Você também pode gostar destes