Dor de Cabeça pode Sinalizar Problema nos Olhos?

Dor de Cabeça pode Sinalizar Problema nos Olhos?

Dor de cabeça pode sinalizar problema nos olhos?

Sim, dor de cabeça frequente pode ser um sinal de problemas nos olhos. E os motivos podem ser variados.

É bastante comum que pessoas que passam longos períodos de tempo em frente a um computador, lendo ou realizando atividades que quererem muita atenção visual como bordado e costura tenham dor de cabeça por cansaço visual.

Doenças refrativas e dores de cabeça

Especialmente em crianças em idade escolar, a ocorrência de frequentes dores de cabeça associadas ao tempo na escola merecem a investigação por um oftalmologista, uma vez que havendo alguma dificuldade visual (miopia, astigmatismo ou hipermetropia), o uso intenso dos olhos durante o período letivo quando há a necessidade de esforço adicional compensatório pode ser a explicação para as dores de cabeça. Por isso, faça sempre um exame ocular na volta às aulas.

Não é incomum que pacientes busquem o oftalmologista com a queixa de que precisam “atualizar o grau” dos óculos porque têm sentido dores de cabeça por esforço visual. Assim, as doenças refrativas não tratadas ou mal tratadas podem ocasionar quadros de dores de cabeça por esforço e cansaço visual.

Estrabismo não manifesto (estrabismo latente)

Pode parecer estranho porque estamos acostumados a identificar rapidamente a pessoa estrábica (pejorativamente chamada de “vesga”), no entanto, existem casos de estrabismo que somente são detectados a partir do exame ocular. Isso porque quando o estrabismo é leve, o cérebro tenta compensar o desvio com o uso da musculatura dos olhos.

Esta estratégia do nosso corpo funciona bem e a pessoa não percebe a alteração, entretanto há a necessidade de realização de um tipo de esforço inconsciente que nos momento de maior desgaste podem causar fortes dores de cabeça.

Olho seco e dores de cabeça

Apesar de as origens do problema variarem, a secura dos olhos pode causar desconforto visual, sensibilidade na córnea e dor nos olhos e de cabeça.

Isso acontece porque a falta de lubrificação ativa uma resposta reflexa de aumento de piscadas para tentar aumentar a lubrificação, mas quando há um problema com a produção de lágrimas ou emolientes naturais isso não resolve. Em momentos de manutenção dos olhos aberto como quando nos concentramos em algo o quadro piora e a dor aparece.

Glaucoma e dores de cabeça

Normalmente dizemos que o glaucoma é uma doença silenciosa e com isso não apresenta dor. Por outro lado, o aumento abrupto da pressão ocular pode levar ao desenvolvimento de dor nos olhos e ao redor dele.

Se não tratado, este quadro pode evoluir para forte dor de cabeça e se isso acontece com frequência, por exemplo quando alguém muda repentinamente de um ambiente escuro para um claro é um indicativo de glaucoma e o oftalmologista deve ser consultado rapidamente.

Estas são somente algumas possíveis causas visuais de dores de cabeça. Tem tido dores de cabeça frequentes e acha que podem estar relacionadas à visão? Nos procure. Clique aqui e agende sua consulta.

Mais informações

Fale conosco