Dor de Cabeça pode Sinalizar Problema nos Olhos?

Dor de cabeça pode sinalizar problema nos olhos?

Sim, dor de cabeça frequente pode ser um sinal de problemas nos olhos. E os motivos podem ser variados.

 

É bastante comum que pessoas que passam longos períodos de tempo em frente a um computador, lendo ou realizando atividades que quererem muita atenção visual como bordado e costura tenham dor de cabeça por cansaço visual.

 

Doenças refrativas e dores de cabeça

Especialmente em crianças em idade escolar, a ocorrência de frequentes dores de cabeça associadas ao tempo na escola merecem a investigação por um oftalmologista, uma vez que havendo alguma dificuldade visual (miopia, astigmatismo ou hipermetropia), o uso intenso dos olhos durante o período letivo quando há a necessidade de esforço adicional compensatório pode ser a explicação para as dores de cabeça. Por isso, faça sempre um exame ocular na volta às aulas.

Não é incomum que pacientes busquem o oftalmologista com a queixa de que precisam “atualizar o grau” dos óculos porque têm sentido dores de cabeça por esforço visual. Assim, as doenças refrativas não tratadas ou mal tratadas podem ocasionar quadros de dores de cabeça por esforço e cansaço visual.

 

Estrabismo não manifesto (estrabismo latente)

Pode parecer estranho porque estamos acostumados a identificar rapidamente a pessoa estrábica (pejorativamente chamada de “vesga”), no entanto, existem casos de estrabismo que somente são detectados a partir do exame ocular. Isso porque quando o estrabismo é leve, o cérebro tenta compensar o desvio com o uso da musculatura dos olhos.

Esta estratégia do nosso corpo funciona bem e a pessoa não percebe a alteração, entretanto há a necessidade de realização de um tipo de esforço inconsciente que nos momento de maior desgaste podem causar fortes dores de cabeça.

 

Olho seco e dores de cabeça

Apesar de as origens do problema variarem, a secura dos olhos pode causar desconforto visual, sensibilidade na córnea e dor nos olhos e de cabeça.

Isso acontece porque a falta de lubrificação ativa uma resposta reflexa de aumento de piscadas para tentar aumentar a lubrificação, mas quando há um problema com a produção de lágrimas ou emolientes naturais isso não resolve. Em momentos de manutenção dos olhos aberto como quando nos concentramos em algo o quadro piora e a dor aparece.

 

Glaucoma e dores de cabeça

Normalmente dizemos que o glaucoma é uma doença silenciosa e com isso não apresenta dor. Por outro lado, o aumento abrupto da pressão ocular pode levar ao desenvolvimento de dor nos olhos e ao redor dele.

Se não tratado, este quadro pode evoluir para forte dor de cabeça e se isso acontece com frequência, por exemplo quando alguém muda repentinamente de um ambiente escuro para um claro é um indicativo de glaucoma e o oftalmologista deve ser consultado rapidamente.

 

Estas são somente algumas possíveis causas visuais de dores de cabeça. Tem tido dores de cabeça frequentes e acha que podem estar relacionadas à visão? Nos procure. Clique aqui e agende sua consulta.

 

 

Mais informações

 

ENTRE EM CONTATO

 

Você também pode gostar destes