Catarata, como posso prevenir o aparecimento?

A Catarata é uma opacidade da lente natural do olho (cristalino) que acontece mais frequentemente após os 60 anos de idade.

Tem um componente hereditário, ou seja, quando o paciente tem histórico dos pais ou irmão com a doença de catarata, a chance de desenvolve- lá é maior.

Apesar do caráter hereditário, algumas medidas podem retardar seu aparecimento:

[su_list icon=”icon: eye”]

  • Usar óculos de proteção solar
    A exposição ao sol contínua e sem proteção causa danos aos olhos. O uso de óculos com proteção contra os raios UVA e AVB e o uso de chapéus e bonés também podem ajudar na prevenção da catarata.
  • Não usar colírios sem orientação do oftalmologista
    Alguns medicamentos, principalmente corticóides, quando usados indevidamente e por tempo prolongado, propiciam o aparecimento de catarata e até mesmo o glaucoma.
  • Manter uma dieta equilibrada e saudável
    A alimentação saudável e rica em frutas, legumes e verduras é ótima para saúde não somente dos olhos como de todo o organismo. Dê preferência a alimentos que contenham nutrientes como ácidos graxos, ômega 3, luteína e zinco, que ajudam a prevenir a catarata e a degeneração macular. Eles podem ser encontrados nos seguintes alimentos: espinafre, couve, salmão, atum, ovos, nozes e feijão.
    O consumo de alimentos ricos em vitamina C e E também parecem diminuir o risco de catarata e atuam como antioxidante diminuindo os efeitos do envelhecimento celular.
  • Não fume
    O tabagismo é um fator de risco importante para a catarata e também para degeneração macular relacionada á idade (DMRI).
  • Evite bebidas alcóolicas
    O álcool altera o mecanismo de defesa do organismo e propícia o desenvolvimento de doenças oculares.
  • Controle de doenças sistêmicas
    Pesquisas mostram que pacientes diabéticos apresentam um risco maior de desenvolverem a doença. Além disso a doença descompensada pode causar a Retinopatia Diabética que pode levar a cegueira.

[/su_list]

 

ENTRE EM CONTATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode gostar destes