As cirurgias oftalmológicas estão entre as cirurgias eletivas mais comuns no Brasil e ainda assim há uma enorme demanda deste tipo de atendimento. Quando se decide que é necessário este tipo de intervenção, a escolha do centro cirúrgico é extremamente importante.
Mas há sempre dúvidas sobre o que deve ser levado em conta para a tomada de decisão. Aqui damos algumas dicas de como avaliar e escolher onde realizar o procedimento.
Indicação do seu médico
Em momentos importantes, contar com a expertise de um profissional de sua confiança é essencial. Se você chegou até a etapa de realizar um procedimento cirúrgico, significa que já tem uma relação de confiança com seu médico.
Use e abuse do conhecimento que ele tem. Pergunte tudo o que precisar para que não reste nenhuma dúvida, afinal de contas, todo procedimento apresenta uma relação de riscos e benefícios e você deve estar claramente ciente disso.
Com todas as informações em mãos, avalie a indicação de seu médico em conjunto com o conhecimento de outras informações como mostramos abaixo.
Depoimentos públicos em plataformas de avaliação de qualidade
Nos dias de hoje a quantidade de informação disponível on-line pode ser uma contribuição relevante em momentos como este, entretanto, pode ser uma faca de dois gumes. Fique atento.
Vale a pena ressaltar a necessidade de uma leitura criteriosa das avaliações disponíveis. Desconfie de estabelecimentos com avaliações 100% cinco estrelas, assim como de avaliações negativas muito agressivas e inflamadas.
Estrutura física, equipamentos e tecnologia
Se possível, visite o local onde será realizado o procedimento com antecedência. Observe o aspecto geral de organização e higiene, a estrutura física do ambiente e a presteza do atendimento.
O paciente tem o direito de saber com antecedência os detalhes do procedimento, o que inclui os equipamentos que serão utilizados. Com essas informações, busque saber se correspondem a tecnologia atual e às recomendações das entidades que representam os especialistas da área, como a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia ou a Sociedade Brasileira de Glaucoma, somente para dar alguns exemplos.
Qualificação da equipe
Talvez mais importante que equipamentos de última geração seja qualificação da equipe que irá executar o procedimento.
Busque conhecer o currículo dos profissionais envolvidos. É essencial que estes profissionais tenham formação complementar a fim de garantir conhecimento e experiência que contribuirão para o sucesso do procedimento.
Informe-se sobre a formação acadêmica dos profissionais envolvidos. Busque conhecer os currículos profissionais e fique atento caso algum profissional envolvido não esteja disposto a prestar este tipo de informação, afinal de contas, bons profissionais têm orgulho de seus currículos.
Alvará de funcionamento
Para que qualquer estabelecimento possa prestar um serviço, há a necessidade de um alvará de funcionamento, que deve estar disponível para quem quiser consultar. Observe se o alvará está válido e se o estabelecimento obedece as prerrogativas legais.
Com essas informações, sua escolha será consciente. E não hesite em esclarecer suas dúvidas com seu médico, ele é o profissional mais indicado para te orientar.
Precisa de ajuda? Clique aqui e agende sua consulta.
ENTRE EM CONTATO
- (11) 2306-6320 (WhatsApp para agendar consultas)
- (11) 2306-6320 / (11) 3283-0732
- [email protected]