A partir de Quantos Graus é Indicada a Cirurgia para Miopia?

A partir de Quantos Graus é Indicada a Cirurgia para Miopia?

A tomada de decisão sobre a realização de um procedimento cirúrgico para correção de miopia deve ser realizada em conjunto, médico e paciente e alguns parâmetros devem ser avaliados para a recomendação cirúrgica, entre eles o grau da miopia.

Além do grau, outros pontos que devem ser avaliados são a idade de paciente (mínimo de 18 anos para a cirurgia), estabilidade da miopia por pelo menos um ano, existência ou não de um quadro de ceratocone associado, gravidez, além de exames oftalmológicos complementares para que se possa realizar o procedimento com um bom prognóstico.

Como é feita a avaliação?

Uma vez realizada a avaliação clínica e laboratorial de cada caso, o oftalmologista pode indicar o tratamento mais adequado para seu caso e com relação ao tratamento cirúrgico, a escolha da técnica mais adequada vai depender dos fatores já apontados, além do grau do paciente.

Especialmente em casos de pacientes com graus altos de miopia é importante que sejam avaliados os riscos e os benefícios do procedimento, visto que existe a possibilidade de efeitos indesejados em decorrência do procedimento como alteração na qualidade da visão noturna e a necessidade de uso adicional de óculos ou lentes corretivas mesmo depois da cirurgia.

Normalmente as técnicas cirúrgicas costumam ser mais bem sucedidas para os casos menos severos, mas, por outro lado, a melhora na qualidade de vida é mais percebida pelos pacientes com casos mais graves.

Assim, tecnicamente falando, não é um grau mínimo para a realização da cirurgia, que costuma ser efetiva mesmo em pacientes com graus muito baixos, entretanto deve-se sempre levar em conta a relação risco-benefício, porque mesmo sendo procedimentos bem estabelecidos, seguros e com incontáveis casos de sucesso no tratamento, são procedimentos cirúrgicos e sempre há riscos associados.

Além do mais, óculos podem ser acessórios interessantes na composição da imagem pessoal. Se quiser conhecer nossas dicas para escolha do melhor tipo de óculos para o seu caso, veja essa publicação com “Dicas para escolher o óculos ideal“.

[su_spacer size=”20”]

Gostaria de saber se seu caso pode ser tratado cirurgicamente? Clique aqui e faça uma avaliação.

 

ENTRE EM CONTATO

Você também pode gostar destes