A partir de qual Idade é Indicado Cirurgia de Correção de Miopia a Laser?

A partir de qual idade é indicado fazer uma cirurgia de correção de Miopia a laser?

A resposta rápida para esta pergunta é: “por volta das 20 anos”, no entanto, você não deve estar buscando respostas rápidas, mas respostas adequadas, embasadas e com fundamento científico, por isso precisamos esclarecer algumas dúvidas comuns que estão relacionadas a essa questão.

A Miopia

Quando falamos de doenças refrativas, entre elas a miopia, é importante entendermos os fundamentos dessas patologias oculares. No caso da miopia, o paciente apresenta dificuldade em focar objetos que estão distantes e isso acontece porque o formato dos olhos desses pacientes é mais alongado do que o normal.

Lembra aquelas aulas de física do colégio que a gente se perguntava “Pra que eu preciso saber disso?”, então, este é um caso em que vamos precisar de alguns conceitos de óptica daquele época, mas não é nada complicado, não se preocupe.

A óptica dos olhos funciona como nas câmaras fotográficas, em que a luz entra através de um orifício, passa por uma lente e incide sobre uma região sensível à luz. Neste trajeto, por conta de características físicas dos componentes dos olhos, os feixes de luz modificam sua trajetória (como está ilustrado no esquema abaixo) e o ponto de convergência da luz é o que determina o foco da imagem.

Como podemos observar no esquema, o primeiro desenho representa um olho normal, com a curvatura adequada e com o foco da imagem (ponto onde as linhas se encontram) na posição correta. No caso do paciente com miopia, uma modificação na anatomia dos olhos ocasiona uma trajetória alterada da luz, fazendo com que o foco da imagem ocorra antes de onde deve ser (veja o ponto de encontro das linhas no segundo desenho).

O uso de óculos ou lentes de contato corrige a trajetória dos feixes de luz e a geometria da lente (o grau) é o que define a quantidade dessa correção (como podemos observar no terceiro desenho do esquema).

[su_spacer size=”20″]

Esquema de olho com e sem miopia

[su_spacer size=”30″]

A Cirurgia Corretiva

Pacientes que não se adaptam ao uso de óculos ou lentes de contato podem contar com o recurso das cirurgias refrativas, que têm por objetivo a correção da geometria dos olhos para permitir que a luz seja focada no ponto certo dentro dos olhos, na retina.

Existem técnicas variadas para o tratamento e a escolha deve ser feita em conjunto, médico e paciente. Para isso, alguns fatores devem ser levados em consideração, como por exemplo a estabilidade do grau do paciente, normalidade dos exames oftalmológicos, ausência de ceratocone e a idade mínima de 18 anos.

Isso tudo porque a miopia é uma doença progressiva que costuma surgir ainda na infância ou adolescência e que se estabiliza com o passar do tempo, assim, é fundamental que seja respeitado o curso natural da miopia em cada paciente para que a cirurgia seja efetiva e a correção seja duradoura.

[su_spacer size=”20″]

Você gostaria de saber se você pode ser beneficiado por um tratamento cirúrgico para correção de sua miopia? Entre em contato e agende sua consulta.

 

ENTRE EM CONTATO

Você também pode gostar destes