Úlcera de Córnea: Doença que pode levar a cegueira

Úlcera de Córnea: Doença que pode levar a cegueira

Olho vermelho pode ser sinal de perigo, procure o oftalmologista

Uma pessoa que apresente os sinais: olho vermelho, sensibilidade exagera á luz, sensação de corpo estranho associado a dor deve procurar imediatamente atendimento oftalmológico!! Provavelmente estamos diante de um paciente com úlcera de córnea.

A úlcera de córnea é uma doença que tem cura principalmente se o tratamento correto for feito logo no início dos sintomas evitando assim que o problema piore e as sequelas se tornem mais debilitantes.

Também chamada de ceratite microbiana ela consiste numa inflamação da córnea que consiste na barreira protetora da superfície ocular. Pode ser causada por bactérias, fungos, vírus ou amebas.

O paciente pode adquirir essa doença por maus hábitos de higiene, uso inadequado de lentes de contato (pacientes que usam soro fisiológico e água de torneira para lavar suas lentes), ou que dormem com elas tem maior risco de infecção bacteriana e por amebas. As cirurgias oftalmológicas e traumas também podem levar à infecção ocular.

Cuidados que devem ser tomados para se evitar a infecção ocular:

  1. a) Lavar sempre as mãos;
  2. b) Não coçar os olhos;
  3. Higienizar diariamente os cílios;
  4. Limpar adequada e regularmente as lentes de contato;
  5. Usar colírios no pós-operatório segundo orientação médica.

O tratamento correto e rápido promove a cicatrização da lesão

 e irradicação do micro-organismo. A medicação vai depender do agente causador da ceratite e sob orientação do especialista. 

Você tem ceratocone ou suspeita ter Ceratocone?

Tem dúvidas sobre qual o melhor tratamento para seu caso? Clique aqui e agende sua consulta.

Fale conosco