Tirando as Dúvidas sobre a Cirurgia de Catarata

Tirando as Dúvidas sobre a Cirurgia de Catarata

O que posso e não posso fazer após a cirurgia de catarata??

A cirurgia de catarata na grande maioria dos casos é uma cirurgia relativamente rápida, feita com anestesia local (colírios) e em alguns casos com sedação leve. Como toda cirurgia muitas dúvidas surgem tanto inerentes ao procedimento cirúrgico como também aos cuidados pós-operatórios.

Algumas dúvidas muita comuns são:

  • Quanto tempo em média dura uma cirurgia de catarata?

Normalmente o procedimento cirúrgico dura em média de 15 á 30 minutos, dependendo da experiência do cirurgião e do tipo de catarata do paciente.

  • Eu permaneço acordado durante a cirurgia de catarata?

Sim. Atualmente usamos colírios anestésicos e no máximo uma leve sedação, mas o paciente permanece acordado durante o procedimento. Com exceção de pacientes que apresentem outros problemas como por exemplo claustrofobia.

  • A cirurgia de catarata dói?

A cirurgia de catarata normalmente não dói. Ela é feita na grande maioria das vezes com anestesia tópica, ou seja, com a instilação de colírios anestésicos. O paciente pode sentir uma pressão dos líquidos, mas não dor.

  • Tenho que sair da cirurgia com o olho tampado?

Hoje em dia como usamos a anestesia somente de colírios, não ocluímos o olho operado. Usamos um protetor de acrílico transparente que é colocado sob o olho do paciente e que pode ser retirado quando chega em sua casa.

  • Fiz a cirurgia de catarata, o que não posso comer no pós-operatório?

Não existe restrição alimentar após a cirurgia. Muitos pacientes ficam apreensivos em comer carne de porco ou ovos, mas realmente ele pode comer tudo que está acostumado comer na sua dieta cotidiana.

Para mais dúvidas e orientações sobre a cirurgia de catarata, entre em contato conosco nos nossos telefones.

Clique aqui e agende sua consulta.

Fale conosco