Posso nadar com lentes de contatos?

Posso nadar com lentes de contatos?

É aconselhável nadar com lentes de contatos?

Não, mas sim… Depende de quanto cuidado você está disposto a tomar. Sem alguns cuidados isso pode ser extremamente perigoso.

Nadando com lentes de contato

Quem usa lentes de contato sabe a tranquilidade que é não necessitar de óculos especialmente em situações como esta, em uma piscina com amigos ou família. O melhor mesmo é não usar lentes nestas ocasiões, entretanto, seu uso é possível desde que você faça isso da maneira correta, caso contrário, pode ser muito arriscado.

Os riscos associados ao uso de lentes de contato nestes ambientes estão relacionados à possibilidade de contaminação das lentes com microrganismos presentes na água. Mesmo em piscinas com água tratada, é impossível garantir que não haja microrganismos presentes. Água de rio ou do mar então, nem se fala.

Os problemas começam quando a água entra em contato com os olhos, por isso se o dia na praia ou na piscina for um dia tranquilo, em água rasa, sem saltos, mergulhos ou brincadeiras agitadas, você pode usar lentes descartáveis (descartáveis mesmo!). Se você for praticar natação, as lentes só podem ser utilizadas se estiverem em associação com óculos de proteção. E nos casos de grupos de pessoas em churrascos e festas, o melhor é não usar mesmo.

Caso você escolha usar lentes nestes ambientes, esteja preparado para as jogar fora imediatamente se houver contato da água com os olhos. Nestas situações, manter as lentes nos olhos é perigoso porque se a água estiver contaminada com algum microrganismo, ele pode se alojar no espaço entre a lente e sua córnea, levando a um quadro infeccioso que pode até causar cegueira.

Por isso, jamais entre nestes ambientes com lentes de contato de longa duração, use lentes de contato descartáveis e evite o contato da água com os olhos. Com esses cuidados você aproveita suas férias com segurança.

Tem dúvidas sobre lentes de contato?

Não se arrisque, Clique aqui e agende sua consulta.

Fale conosco